Ir para conteúdo

Obras promovem transformação da Voluntários da Pátria, São Francisco e do Largo da Ordem

Prefeitura começa obras de transformação na...

  • Prefeitura começa obras de transformação na Voluntários da Pátria, São Francisco
  • Prefeitura começa obras de transformação na Voluntários da Pátria, São Francisco
  • Prefeitura começa obras de transformação na Voluntários da Pátria, São Francisco
  • Prefeitura começa obras de transformação na Voluntários da Pátria, São Francisco
  • Prefeitura começa obras de transformação na Voluntários da Pátria, São Francisco

A Prefeitura de Curitiba começou mais uma etapa do Rosto da Cidade, programa de recuperação urbana do Centro. A revitalização das Ruas São Francisco e Voluntários da Pátria e a implantação da faixa acessível no Largo da Ordem fazem parte da segunda etapa do Rosto da Cidade.

Nesta semana, equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas começaram os trabalhos de requalificação do calçamento da Rua São Francisco e a instalação de faixa de acessibilidade em todo o Largo da Ordem.

A revitalização de um dos trechos da Voluntários da Pátria começa na segunda-feira (8/7). Durante a fase de obras estão previstos bloqueios e restrições de trânsito na região.

“Estamos devolvendo a beleza e a alegria ao Centro, fortalecendo o comércio, o turismo e a segurança para que os pedestres possam andar mais e melhor”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Neste pacote de obras estão sendo investidos cerca de R$ 1,8 milhão. Os projetos de revitalização foram desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Pedestres ganham mais espaço na Voluntários da Pátria

Nos 330 metros entre as praças Rui Barbosa e Osório, onde se inicia a Rua XV de Novembro, a Rua Voluntários da Pátria será totalmente requalificada. As obras começam nesta segunda-feira (8/7).

Nesse trecho de intenso fluxo de pedestres, a rua será elevada ao nível da calçada, que serão alargadas para implantação de uma faixa de acessibilidade. Na outra parte da calçada, será preservado o piso original em petit-pavê, com os tradicionais desenhos de rosáceas.

Ao longo da Rua Voluntários da Pátria serão implantados postes de iluminação para pedestres, bancos, lixeiras e arborização.  

Na faixa de tráfego dos veículos, a “nova” pavimentação da Voluntários da Pátria será em paralelepípedo, uma separação da área de circulação dos pedestres. No cruzamento com a Rua Emiliano Perneta, será construído um cruzamento elevado para facilitar a travessia dos pedestres.

As vagas de carga e descarga e de taxistas serão mantidas para atender o comércio os serviços. Para evitar alagamentos será feito todo um sistema novo de drenagem na rua.

Acessibilidade e inclusão no Largo da Ordem

Pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes poderão circular com mais facilidade e segurança pelo Largo da Ordem. A Prefeitura começou as obras de implantação da faixa de acessibilidade no local, onde acontece todos os domingos a tradicional feirinha de Curitiba (Feira do Largo da Ordem).

A faixa de acessibilidade de concreto, com 1,5 metro de largura, será implantada no seguinte circuito:

Rua do Rosário até a Nestor de Castro.
Rua São Francisco (Dº Claudino dos Santos) até a Rua do Rosário.
Rua Mateus Leme até a Treze de Maio.
Rua Duque de Caxias até a Treze de Maio.

Nesses locais estão sendo retiradas parte do calçamento em paralelepípedo para dar lugar à faixa acessível.

O projeto do Ippuc preservou as pedras históricas do piso, como o matacão (rochas arredondadas) que compõe parte do calçamento do Largo da Ordem.

“Os paralelepípedos do Largo da Ordem serão usados em outros projetos de revitalização”, disse Jaqueline da Silva, arquiteta do Ippuc.

No trecho da faixa acessível estão edificações históricas e importantes de Curitiba, como a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Casa Hoffmann, Casa Romário Martins, o Memorial de Curitiba, a Casa da Memória.

Calçadas novas e paraciclos na Rua São Francisco

Na Rua São Francisco, a Prefeitura começou as obras de requalificação das calçadas. A antiga Rua do Fogo também terá paraciclos, melhorando a estrutura de pedestres e ciclistas que circulam por uma das regiões mais antigas da cidade.

A intervenção será em todo o trecho, entre a Barão do Serro Azul e a Presidente Faria. Para impedir o estacionamento de veículos sobre as calçadas serão implantados balizadores.

Na esquina com a Rua Barão do Serro Azul, uma faixa elevada dará mais segurança na travessia ao Largo da Ordem.

Na quadra entre as ruas Barão do Serro Azul e Riachuelo, para garantir a faixa acessível com a largura de 1,20m, será retirado um trecho do matacão colonial, que será reassentado ao lado do meio-fio.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Quer compartilhar?