Estande de Curitiba é construído por servidores da Prefeitura

Montagem do estande da Prefeitura para a 23ª...

• Estande de Curitiba é construído por servidores da Prefeitura

O estande de Curitiba no Salão Paranaense do Turismo, que será aberto nesta quinta-feira (16/03), no ExpoUnimed, foi construído para mostrar a beleza urbana de Curitiba. O espaço foi construído como uma praça ou calçadão real e contou com material e mão de obra da estrutura da Prefeitura de Curitiba.

Participaram da construção e idealização do estande 30 servidores das secretarias municipais de Obras Públicas e Infraestrutura, do Governo Municipal, do Meio Ambiente e do Instituto Municipal de Turismo. O instituto estima que o estande foi construído com menos de um terço do valor que custaria se fosse feito pela iniciativa privada.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), Tatiana Turra, comemorou a conclusão do estande. “Temos um espaço belo, à altura da nossa cidade”, diz ela.

O mestre de obras da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Djaci José da Silva Santos, está orgulhoso do resultado do trabalho de montagem. “Foi um esforço grande da nossa equipe, mas o mais importante é que ficou muito bonito”, afirma Santos, que instalou a calçada paver. Além do calçamento, a Secretaria do Governo forneceu o material e a instalação da iluminação, configurada nos clássicos postes republicanos.

José Rodrigues de Souza, encarregado de obras da secretaria, lembra que o padrão construtivo usado no estande é exatamente o mesmo utilizado nas calçadas da cidade. “É um calçamento ecológico, que permite absorção da água”, explica. O material foi doado pelo Distrito de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal.

A arquiteta Cláudia Stachera coordenou a montagem do estande e ressalta que ele foi construído com custos muito abaixo do valor de mercado. “Toda a estrutura, material e mão de obra foram fornecidos pelas secretarias municipais”. Cláudia conta que o espaço de Curitiba é composto por uma mistura de paisagens da cidade. Sobre o resultado, ela é enfática. “Estou muito orgulhosa.”

O estande conta com uma réplica dos arcos do Jardim Botânico, plantas, bancos de praça e as conhecidas floreiras arredondadas da Rua XV de Novembro. Este material foi todo fornecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) contribui com réplica da estátua Água pro Morro, conhecida como Maria da Lata D’Água e localizada da Praça Generoso Marques. A escultura original foi construída pelo paranaense Erbo Stenzel e a réplica foi feita pelo orientador da oficina de esculturas da FCC, Elvo Benito Damo.

Salão Paranaense do Turismo

Organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), o Salão Paranaense de Turismo chega em 2017 a sua 23ª edição. O evento reúne profissionais de toda a cadeia turística, interessados em divulgar produtos e serviços e de fortalecer laços profissionais.

O evento compreende uma Feira de Exposições, uma programação de qualificação profissional, eventos sociais, eventos paralelos à 13ª Mostra das Regiões Turí­sticas do Paraná e I Mostra de Tecnologia para o Turismo.