Cascavel adota modelo de feiras de artesanato de Curitiba

Cascavel adota modelo de feiras de artesanato de...

As feiras de artesanato de Curitiba foram modelo para a abertura do primeiro ponto, este ano, em Cascavel, no Oeste do estado. No domingo (2/9), 30 artesãos e dois funcionários da Prefeitura do município do interior conheceram mais detalhes do programa vinculado ao Instituto Municipal de Turismo (IMT).  Além disso, eles visitaram a tradicional Feira do Largo da Ordem, que conta com 1,3 mil expositores e recebe cerca de 20 mil visitantes, em média, aos domingos.

No Palacete Wolf, sede do IMT, a comitiva de Cascavel foi recepcionada por Marily Pires Lessnau, coordenadora das feiras de arte e de artesanato da Prefeitura. Ela explicou para o grupo como é feita a escolha dos expositores e dos produtos à venda nas feiras de artesanato da capital.

“São itens 100% confeccionados pelos artesãos da capital e da Região Metropolitana e todos os itens têm qualidade, pois são criteriosamente selecionados”, salientou.

Programa

Marily explicou ainda que a Prefeitura conta hoje com 23 feiras de artesanato, distribuídas por toda a capital. Além da feira do Largo da Ordem, no Centro Histórico, há outros pontos no Centro e em bairros como Água Verde, Bacacheri, Boqueirão, CIC, Fazendinha, Hauer, Jardim Botânico, Juvevê, Pinheirinho, Portão, Água Verde, Santa Felicidade, Santa Quitéria, Sítio Cercado, Tatuquara, Bigorrilho e Jardim das Américas.

Repletos de barraquinhas com peças de artesanato em madeira, tecido, metais, cerâmica e muitos outros materiais, os pontos funcionam em dias específicos (confira os dias e horários no site). Também há feiras com pinturas e antiguidades.

Ana Lúcia Simão, coordenadora da feira de artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, participou da visita e disse que toda a regulamentação do ponto foi baseada nas normas de Curitiba.

“A capital é referência em feiras de artesanato e buscamos implementar em nosso município o mesmo modelo”, afirmou ela.  A primeira feira de artesanato de Cascavel fica no estacionamento do Teatro Municipal e reúne 46 expositores.

Fonte: Prefeitura de Curitiba