ABGTUR comemora 19 anos

A Associação Brasileira dos Guias de Turismo ?...

• ABGTUR comemora 19 anos

A Associação Brasileira dos Guias de Turismo – ABGTUR – comemorou nesta semana 19 anos de fundação. O encontro com os associados foi realizado na sede do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. Participaram da reunião a presidente da ABGTUR, Luci Jacomel Kowalczuk, outros integrantes da diretoria, a presidente do IMT, Tatiana Turra, e guias de turismo filiados.

A Associação Brasileira dos Guias de Turismo iniciou suas atividades em 21 de agosto de 1999, em Curitiba. A ABGTUR busca parcerias e meios para a implementação das atividades da classe, bem como fomentar a iniciativa para um crescimento estrutural e para melhor qualificação profissional. E conta com uma equipe de Guias de Turismo credenciados pelo Ministério do Turismo, que garantem a qualidade do trabalho prestado aos turistas.

“É uma categoria muito importante que precisa ser valorizada pelo trabalho prestado ao turista. São os profissionais que mostram o que nossa cidade tem de bom a oferecer pra quem nos visita”, destacou Adriane Vortolin, gerente de turismo do Instituto. "Ter uma categoria tão importante quanto a dos guias de turismo próxima do Instituto é um privilégio. Queremos a ABGTUR presente nas discussões e decisões tomadas para o turismo de Curitiba", disse Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo.

A presidente da ABGTUR destacou o fortalecimento da entidade e aumento da representatividade da associação em discussões relacionadas ao turismo. “Capacitar os guias cada vez mais, participar dos debates, ter cada vez mais associados são os objetivos da diretoria. Só assim vamos melhorar o trabalho e atender os desejos dos guias”, afirmou Luci Jacomel Kowalczuk em sua conversa com quem participou do encontro.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, também fez questão de lembrar que toda a estrutura do IMT, como salas de reuniões e espaços para confraternização, está disponível para ser utilizada pelo Trade. “Queremos realmente que essa seja a casa do turismo na cidade. O Instituto está de portas abertas para receber encontros, reuniões, confraternizações e eventos ligados ao setor”, frisou Tatiana.

Fonte: Instituto Municipal de Turismo